NÃO ADIANTA NADA RECLAMAR DOS POLÍTICOS SE NÓS
ENTRAMOS NO JOGO
E tanta corrupção na CBF?
Por MARILIZ
PEREIRA JORGE
Você viu o
jogo da seleção contra a Argentina? Eu, não. Você vibrou com os três gols
contra a Argentina? Eu, não. Você acha que ter vencido por 3 a 0, e logo contra
os hermanos, deu uma aliviada no 7 a 1 que levamos na Copa, exatamente no
Mineirão?
Vamos ser
honestos. Pouco importa se a seleção voltou a jogar bem. Pouco importa se Tite
está sendo aclamado pela torcida. O mando desse jogo continua sendo da CBF, uma
entidade com um presidente indiciado por corrupção e um ex-presidente preso nos
EUA.
Um amigo
chegou a dizer: “Essa seleção dá gosto de ver depois da chegada do Tite”. Acho
um desgosto. É público e notório que seis meses antes de aceitar o cargo de
técnico, Tite assinou um manifesto cobrando a renúncia de Del Nero, para que
fossem feitas eleições livres e democráticas para o comando.
Eu não
apenas sei como assinei o mesmo manifesto. Sinto-me meio palhaça por ter feito
parte daquele circo e agora ver Tite posando de bonito ao lado de Del Nero.
Vou voltar
a bater na mesma tecla. Todo mundo esqueceu que temos um ex-presidente da CBF
preso em Nova York e que o atual não sai do país com medo de que a Interpol o
mande para o xilindró?
Vejo gente
que fazia piada de quem ia para manifestação na Paulista vestindo a camisa da
“entidade mais corrupta do futebol” e agora torce e aplaude a seleção comandada
pela “entidade mais corrupta do futebol”.
É todo
mundo conivente. Do técnico aos jogadores, do público que esgota os ingressos à
audiência da TV, do pessoal que celebra nas redes sociais aos jornalistas que
acham que a seleção é uma coisa e a CBF outra. Não é. A seleção é a CBF, e
ninguém parece se importar com isso.
Como dizem
por aí, não adianta reclamar dos políticos se entramos no jogo e fechamos os
olhos para a bandalheira quando nos é conveniente. Parar em fila dupla,
subornar policial, sonegar imposto, comprar produtos baratinhos graças a
trabalho escravo ou torcer por um time comandado por bandidos é tudo a mesma
coisa.
A gente faz
vista grossa quando interessa. Está errado.
E, pelo
andar da carruagem, tudo vai continuar como está. Em setembro, a CPI do Futebol
foi extinta na Câmara dos Deputados sem que nenhum dos indiciados pela Justiça
americana fossem ouvidos. Del Nero sequer foi convocado porque os requerimentos
para sua convocação nunca foram votados. Ricardo Teixeira tinha depoimento
marcado para 14 de junho. Simplesmente não compareceu e ficou por isso mesmo.
No Senado,
a CPI se encerraria em agosto, mas foi prorrogada para o final do ano porque 54
senadores pediram a extensão das atividades. Isso porque, em abril, o
presidente do Senado, Renan Calheiros, suspendeu a convocação de Ricardo
Teixeira e Del Nero, numa manobra inexplicável, sem amparo no regimento interno
da casa.
Não é uma
maravilha?
Dunga caiu,
Tite assumiu, a seleção voltou a ganhar, a indignação das pessoas sumiu, a
pauta corrupção desapareceu. O que me faz pensar: estávamos de fato perplexos e
revoltados com a forma como os negócios do futebol são feitos ou apenas
magoados porque nosso tão valioso patrimônio nacional andava estrebuchando à
beira da morte.
Blog do Paulinho.



Nenhum comentário:
Postar um comentário